Uma História Nova para um Novo Islam
Resumo
Com o objetivo de alcançar e abrir ao entendimento da concepção islâmica xiita de História, aqui se procedeu a uma leitura rigorosa da obra de Murtada Motahhari, talvez o mais importante intelectual do Irã contemporâneo, mantendo o foco sobre a obra que escrevia por ocasião de seu assassinato como membro do governo revolucionário iraniano, Sociedade e História. Como a obra foi escrita como parte do esforço revolucionário - no entanto, para muito além do mero panfleto -, permite entender a moderna concepção sobre a realidade entre os mais consolidados xiitas, abrindo a um panorama das relações culturais em seus fundamentos. Ao mesmo tempo, partiu-se de observação de Jacques Le Goff em seu “História”, escrito em meio ao processo revolucionário islâmico. As concepções que não se conheceram podem ser cruzadas, apresentadas uma à outra e trazidas até o presente. A finalidade maior é penetrar o universo cultural islâmico xiita e talvez, a partir daí, caminhar à pesquisa sobre o necessário entretecer das relações entre a realidade islâmica xiita e a nossa.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.