Vaningi: O javali e a identidade dos Vanir
Resumo
Os Vanir, um dos grupos divinos do panteão nórdico, são frequentemente descritos como deuses da fertilidade e da terceira função no sistema proposto por Dumézil. Uma definição a meu ver simplista e anacrónica, dado que nem as grandes divindades nórdicas são meras abstrações funcionais, nem é de esperar que um panteão que conhecemos por fontes do século XIII tenha uma estrutura e dinâmica idênticas às que, hipoteticamente, existiam milénios antes entre os proto-indo-europeus. A chave para a identidade dos deuses Vanir deve ser antes procurada no javali, animal que, nas fontes nórdicas, surge profundamente ligado aos gémeos Freyr e Freyja e que tem uma simbologia que abarca não só a fertilidade, mas também a guerra.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.