Vaningi: O javali e a identidade dos Vanir

  • Hélio Pires Instituto de Estudos de Medievais
Palavras-chave: javali, Vanir, Dumézil, mitologia nórdica

Resumo

Os Vanir, um dos grupos divinos do panteão nórdico, são frequentemente descritos como deuses da fertilidade e da terceira função no sistema proposto por Dumézil. Uma definição a meu ver simplista e anacrónica, dado que nem as grandes divindades nórdicas são meras abstrações funcionais, nem é de esperar que um panteão que conhecemos por fontes do século XIII tenha uma estrutura e dinâmica idênticas às que, hipoteticamente, existiam milénios antes entre os proto-indo-europeus. A chave para a identidade dos deuses Vanir deve ser antes procurada no javali, animal que, nas fontes nórdicas, surge profundamente ligado aos gémeos Freyr e Freyja e que tem uma simbologia que abarca não só a fertilidade, mas também a guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Pires, Instituto de Estudos de Medievais
Doutor em História Medieval pela Universidade Nova de Lisboa, onde apresentou tese sobre incursões nórdicas no ocidente ibérico. É membro do Instituto de Estudos de Medievais (Portugal) e do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, Brasil). Tem publicados diversos artigos na área de Estudos Vikings em revistas sedeadas em Inglaterra, Espanha, Portugal e Brasil.
Como Citar
Pires, H. (1). Vaningi: O javali e a identidade dos Vanir. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(23), 11-22. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i23.29522