Representações de honra e vingança na mitologia nórdica

  • Flávio Guadagnucci Palamin UEM
Palavras-chave: Mitologia Nórdica, Representação, Honra, Vingança

Resumo

A prática da vingança é recorrente na literatura escandinava, estando presente nas sagas e narrativas mitológicas. O presente texto objetiva a análise de dois casos, um envolvendo os deuses - a morte de Baldr – e outro envolvendo heróis – Sigmund, Sinfjolth e Sigurth - a fim de identificar representações das sociedades escandinavas da Era Viking, onde a vingança constituía o principal meio de justiça, estando intrínseca com o conceito de honra. Para tanto, é necessário elucidar alguns elementos essenciais para a investigação dos casos: a) as narrativas compostas no contexto da tradição oral; b) discussão teórica sobre os conceitos de representação e mitologia; c) a compreensão dessas sociedades sobre honra e vingança; d) as maneiras como honra e vingança são representadas nas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Guadagnucci Palamin, UEM
Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades (LERR-UEM). Membro do NEVE, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos.
Como Citar
Palamin, F. G. (1). Representações de honra e vingança na mitologia nórdica. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(23), 39-55. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i23.29524