Representações de honra e vingança na mitologia nórdica
Resumo
A prática da vingança é recorrente na literatura escandinava, estando presente nas sagas e narrativas mitológicas. O presente texto objetiva a análise de dois casos, um envolvendo os deuses - a morte de Baldr – e outro envolvendo heróis – Sigmund, Sinfjolth e Sigurth - a fim de identificar representações das sociedades escandinavas da Era Viking, onde a vingança constituía o principal meio de justiça, estando intrínseca com o conceito de honra. Para tanto, é necessário elucidar alguns elementos essenciais para a investigação dos casos: a) as narrativas compostas no contexto da tradição oral; b) discussão teórica sobre os conceitos de representação e mitologia; c) a compreensão dessas sociedades sobre honra e vingança; d) as maneiras como honra e vingança são representadas nas narrativas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.