Discutindo o Xamanismo no Mito e na Literatura Escandinava: uma breve revisão historiográfica
Resumo
O objetivo do presente artigo é traçar um breve panorama historiográfico em torno das produções acadêmicas que problematizam o fenômeno xamânico tendo como foco específico as populações escandinavas e suas conexões conforme representadas na literatura e poesia islandesa do século XIII a XV. Pelo seu caráter enquanto revisão historiográfica, o artigo contém uma breve esquematização do pensamento de diversos pesquisadores e a apresentação de suas conclusões e contradições. O debate acadêmico, ainda que direcionado para o âmbito das culturas nórdicas, beneficia amplamente a pesquisa sobre religiosidades de configurações xamânicas. A observação do rito xamânico entre os escandinavos, germânicos e Sámi, foi um vigoroso ponto de debate entre os historiadores, linguistas, arqueólogos e demais pesquisadores dos séculos passados nas diversas áreas do conhecimento comuns aos estudos de História das Religiões. Não almejando esgotar a discussão, nos limitamos a apresentar a manifestação dessas ideias e a problematização de suas definições.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.