A sacralidade que vem das taças: o uso de bebidas no Mito e na Literatura Nórdica Medieval

  • Luciana de Campos UFPB
Palavras-chave: Bebidas sagradas, Rituais, Literatura Escandinava Medieval

Resumo

Desde a Pré-Historia, tanto os alimentos quanto as bebidas tiveram uma profunda ligação com os rituais religiosos. Utilizadas como uma ponte para se alcançar outros mundos, para invocar os espíritos dos mortos, para comemorar e brindar as vitórias, pedir e, posteriormente agradecer as boas colheitas e a fertilidade constante da terra, das mulheres e dos animais concedidas pelos deuses, bem ser a fonte de inspiração para a criação artística, as bebidas alcoólicas sempre desempenharam um importante papel na esfera religiosa. Na Escandinávia Medieval o hidromel era fundamental em alguns rituais religiosos que envolviam vitórias bélicas e alianças político-militares e foi a bebida que inspirou a criação da poesia tornando-a assim, sagrada. Baseado em um corpus literário propomos uma análise de como essa bebida foi utilizada e como se dava o seu consumo ritualístico assim como as descrições de quem o servia e para quem..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Campos, UFPB
Doutoranda em Letras pela UFPB (Programa de Pós-Graduação em Letras) e membro do NEVE, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos e CEIA, Centro Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFF).
Como Citar
de Campos, L. (1). A sacralidade que vem das taças: o uso de bebidas no Mito e na Literatura Nórdica Medieval. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(23), 97-107. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i23.29528