O simbolismo da águia na religiosidade nórdica pré-cristã e cristã
Resumo
Presente desde a Pré-História até o fim da Idade Média, as representações de águias no mundo nórdico assumiram diversos simbolismos religiosos. Em busca de compreender as diferentes funções deste animal em diferentes períodos, abordaremos o simbolismo da águia de forma distinta nos períodos Pré-Viking, na Era Viking e no Cristianismo da Escandinávia Medieval. Para tanto, realizaremos uma análise de diversas fontes iconográficas, arqueológicas e literárias, como jóias, monumentos e manuscritos, em um diálogo com autores clássicos — Hilda Davidson, James Graham-Campbell e Régis Boyer, por exemplo —, e com estudos atualizados de especialistas no assunto, tais como Anne-Sophie Gräslund, Jens Peter Schjødt e Kristina Jennbert. Como referenciais teóricos e metodológicos, adotamos o conceito de longa duração na abordagem de Lotte Hedeager e o conceito de símbolo para a Arqueologia das Religiões, aplicados à religiosidade nórdica.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.