Sai desse corpo que esse caminho não te pertence! Pessoas trans* e ex-trans* em (re/des)caminhos de gênero, corpo e alma

  • Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo. ABHR / USP
Palavras-chave: ministérios de “cura e libertação” de travestis, gênero, sexualidade e religião, história das religiões e religiosidades, história do tempo presente, história oral.

Resumo

Apresento, neste artigo, algumas indicações inconclusivas sobre os múltiplos (re/des)caminhos religiosos e generificados de pessoas transgêneras e (ex-)ex-transgêneras, conectados a discursos religiosos/generificados. Esse trabalho, de história das religiões e religiosidades no tempo imediato, se fundamentou no que chamei, provisoriamente, de etnografia ciborgue, processo que envolve, dentre outras coisas, a conexão entre história oral e trabalho de campo on e off-line. O campo principal de pesquisa se deu em ministérios de “cura e libertação” de travestis, e os resultados provisórios do trabalho, que também utilizou bibliografia referente à questão do corpo como caminho de e para Deus, permitiram perceber algumas das conexões entre agência subjetiva de pessoas trans*, ex-trans*, ex-ex-trans*, e discurso religioso/generificado, ou melhor explicando, como, de formas diversas, discursos religiosos/generificados atuaram nas (re/des)carpintarias identitárias de pessoas transgêneras e (ex-)ex-transgêneras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo., ABHR / USP

Presidente da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Pós-Doutorando em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP, 2015), mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2010), especialista em Marketing e Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero (2002), graduado em História pela USP (2000). Autor de (Re/des)fazendo gênero e religião: entre igrejas inclusivas e ministérios de “cura” de travestis (no prelo) e A grande onda vai te pegar: marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church (2013), dentre outras publicações. Bolsista CAPES à época da pesquisa. E-mail: edumeinberg@gmail.com.

Publicado
2016-01-15
Como Citar
Maranhão Fo., E. M. de A. (2016). Sai desse corpo que esse caminho não te pertence! Pessoas trans* e ex-trans* em (re/des)caminhos de gênero, corpo e alma. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(24), 197-219. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i24.29834