O Barravento de Luiz Paulino dos Santos

  • Raquel Pereira Alberto Nunes PUC-Rio
Palavras-chave: Luiz Paulino, cinema, candomblé, memória, subjetividade

Resumo

A subjetividade de Luiz Paulino dos Santos é lida sob o prisma da História Oral, através de três depoimento recentes (2008) do próprio sobre o filme Barravento: o primeiro, presente nos extras do DVD restaurado; o segundo, dado à mim em entrevista; e o terceiro, presente no filme Estafeta: Luiz Paulino dos Santos. Em cada um de seus discursos enfatizam-se questões relativas à religião, às crenças, à memória, ao cinema e à política na vida cultural baiana na virada dos anos 1950 para 1960. O artigo está estruturado em: introdução; primeiro item, em que são esboçadas questões relativas à memória e à subjetividade fundamentais para a leitura dos depoimentos que vêm a seguir; os itens dois, três e quatro, que contemplam, cada um, um depoimento; e conclusão, em que é feito um balanço das diferentes personas construidas por Paulino para legitimar suas ações e visões.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Alberto Nunes, PUC-Rio
Mestranda do Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio.

Como Citar
Nunes, R. P. A. (1). O Barravento de Luiz Paulino dos Santos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(5). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i5.30160
Seção
ARTIGOS LIVRES