Dimensões de classe e relações de solidariedade na análise das religiões afro-brasileiras: recursos da sociologia clássica
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em realizar algumas aproximações teóricas entre o estudo das religiões afro-brasileiras e a teoria social clássica, tomando como base analítica alguns conceitos das teorias de Marx e de Durkheim. Para tal empreendimento, o texto recupera inicialmente alguns princípios epistemológicos concernentes aos paradigmas teóricos em questão, visando uma melhor compreensão da formulação das categorias a serem recuperadas a seguir. Na seqüência, verifica em algumas concepções destes autores - que concernem a suas observações sobre os avanços da sociedade moderna - uma interessante contribuição para o estudo das religiões de matriz africana em sua realidade contemporânea. De forma mais específica, relaciona algumas realidades sociais características destas instâncias religiosas com as categorias de classe social de Marx, e de solidariedade mecânica e orgânica de Durkheim. Este texto compreende as religiões de matriz africana como um objeto de estudo a ser potencialmente enriquecido a partir de tais aproximações teóricas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.