Nem Deus nem Mercado: a Campanha da Fraternidade de 2010
Resumo
O presente texto analisa o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 “Economia e Vida: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”, promovida, entre outras instituições cristãs, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Partindo dos principais documentos da referida campanha, realizamos uma comparação das categorias econômicas utilizadas com aquelas expressas no corpus da Doutrina Social da Igreja Católica. Concluímos que os bispos brasileiros fazem uso seletivo dos documentos papais, enfatizando as críticas às economias de mercado e realçando a necessidade da defesa de formas coletivistas e igualitaristas das relações econômicas. A base teórica para tais exercícios interpretativos da realidade econômica, sobretudo brasileira, é um marxismo economicista e insensível às mudanças ocorridas na estrutura do capitalismo contemporâneo. Os textos do episcopado brasileiro também ignoram o fracasso das experiências socialistas, sobretudo no século XX.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.