Realizando a caridade através da clausura: Recolhimentos femininos e suas trajetórias em partes do Império Português (XVI ao XVIII)
Resumo
Este trabalho analisa o processo de formação de casas de clausura leiga no Império Português a partir da reflexão acerca dos sentidos da clausura e da piedade na Europa Moderna. Ele se reporta as mulheres e o seu lugar na sociedade de então. As fontes utilizadas para a composição da argumentação encontram-se em acervos depositários nos dois lados do Atlântico, a saber: Recife e Lisboa. A metodologia utilizada foi a de aproximar informações fragmentadas, que sozinhas não fariam sentido, para organizar o quebra-cabeça que explica o lugar e a importância da instituição recolhimento feminino em Portugal e na América portuguesa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.