Realizando a caridade através da clausura: Recolhimentos femininos e suas trajetórias em partes do Império Português (XVI ao XVIII)

  • Suely Creusa Cordeiro de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Mulheres, Recolhimentos, Educação

Resumo

Este trabalho analisa o processo de formação de casas de clausura leiga no Império Português a partir da reflexão acerca dos sentidos da clausura e da piedade na Europa Moderna. Ele se reporta as mulheres e o seu lugar na sociedade de então. As fontes utilizadas para a composição da argumentação encontram-se em acervos depositários nos dois lados do Atlântico, a saber: Recife e Lisboa. A metodologia utilizada foi a de aproximar informações fragmentadas, que sozinhas não fariam sentido, para organizar o quebra-cabeça que explica o lugar e a importância da instituição recolhimento feminino em Portugal e na América portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Creusa Cordeiro de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Trabalha com temas ligados ao campo da História Social e da Religião que envolvem as estratégias de inclusão e sobrevivência. 
Como Citar
de Almeida, S. C. C. (1). Realizando a caridade através da clausura: Recolhimentos femininos e suas trajetórias em partes do Império Português (XVI ao XVIII). Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(15), 61-84. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i15.30206