Devoções leigas na Bahia republicana
Resumo
Do final do século XIX às primeiras décadas do século XX, a cidade do Salvador-BA passou por mudanças significativas nos aspectos socioeconômicos, cultural e religioso. Após a proclamação da República, os políticos, médicos, educadores e jornalistas, estavam atentos à divulgação, pela elite nacional, dos ideais de progresso e civilidade. Almejavam a reordenação do espaço urbano e a resolução dos problemas causadores do “atraso colonial”: deficiências nosaneamento básico, abastecimento de água e serviços de esgoto, péssimas condições de higiene e saúde da população. O clero reformador também desejava mudanças na vivência da fé católica. Grupos religiosos, sob a supervisão dos padres, foram criados e novas regras foram estabelecidas para regulamentar o fervor e a devoção dos leigos. Neste texto, serão analisados
os fatores que influenciaram as transformações (desaparecimentos, fusões e adequações) ocorridas nas irmandades e nos cultos promovidos pelos leigos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.