Nos olhos de quem vê – “Encomendações de almas” na religiosidade popular em Minas Gerais
Resumo
O catolicismo popular comporta diversas formas de manifestação. No reino mágico da lembrança, as parábolas da vida evocam presenças, pessoas, trajetos. A mística da religiosidade desvenda mistérios de tempos imemoráveis, lavra o fascínio de rituais sagrados, estreia territórios nos afazeres da vida. A oralidade é significativa nos textos da tradição religiosa popular. É sua matriz, como também o processo de revitalização da linguagem. É seu continuum. Procuro resgatar aqui um aspecto da religião popular, e sua forma de preservação, atualização e manifestação. Este estudo faz uma análise das "Encomendações de almas" no interior de Minas Gerais e apresenta um resultado parcial de uma pesquisa mais ampla denominada "Rituais populares de penitência em Minas Gerais – significado e imagens". A oralidade é uma das matrizes da tradição popular como também sua revitalização.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.