Nos olhos de quem vê – “Encomendações de almas” na religiosidade popular em Minas Gerais

  • Mauro Passos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: catolicismo popular, memória, mistério

Resumo

O catolicismo popular comporta diversas formas de manifestação. No reino mágico da lembrança, as parábolas da vida evocam presenças, pessoas, trajetos. A mística da religiosidade desvenda mistérios de tempos imemoráveis, lavra o fascínio de rituais sagrados, estreia territórios nos afazeres da vida. A oralidade é significativa nos textos da tradição religiosa popular. É sua matriz, como também o processo de revitalização da linguagem. É seu continuum. Procuro resgatar aqui um aspecto da religião popular, e sua forma de preservação, atualização e manifestação. Este estudo faz uma análise das "Encomendações de almas" no interior de Minas Gerais e apresenta um resultado parcial de uma pesquisa mais ampla denominada "Rituais populares de penitência em Minas Gerais – significado e imagens". A oralidade é uma das matrizes da tradição popular como também sua revitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Passos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade  Pontifícia de Roma / UPS (Itália) e Pós-Doutorado
em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor e Pesquisador visitante do Mestrado do IPT e UTAD do Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal. 
Como Citar
Passos, M. (1). Nos olhos de quem vê – “Encomendações de almas” na religiosidade popular em Minas Gerais. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(15), 145-159. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i15.30210