Grande imprensa argentina e o anticomunismo católico no pós-golpe militar de 1966

  • Ianko Bett Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: anticomunismo católico, , grande imprensa, Argentina

Resumo

O objetivo do artigo é analisar alguns aspectos da prática anticomunista católica na grande imprensa da Argentina (jornais La Nación, Clarín e La Razón) no contexto marcado pelo pós-golpe militar de 1966. A pesquisa faz parte de um projeto maior que consistiu em analisar o anticomunismo católico nas grandes imprensas de Porto Alegre e Buenos Aires, no contexto dos golpes militares (1964 e 1966), ocorridos no Brasil e na Argentina respectivamente. O esforço deste trabalho recairá em demonstrar o lugar assumido pelo anticomunismo no contexto pósgolpe e apresentar a forma como a hierarquia católica, através de seu representante maior à época D. Antonio Caggiano, se utilizou do discurso anticomunista para demarcar seu posicionamento junto ao regime militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ianko Bett, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES. 
Como Citar
Bett, I. (1). Grande imprensa argentina e o anticomunismo católico no pós-golpe militar de 1966. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(15), 185-199. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i15.30213