Espiritismo e Saúde: concepções a partir das práticas numa sociedade kardecist

  • Beatriz Teixeira Weber UFSM
Palavras-chave: espiritismo, saúde, caridade, homeopatia, Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo analisa os conceitos de saúde e caridade para o espiritismo kardecista. Esses conceitos são explicitados como os mais importantes na configuração do que é ser espírita em algumas casas no Rio Grande do Sul, principalmente em Santa Maria, a partir da preocupação mais ampla com a evolução do espírito. Através de um conjunto diversificado de obras assistenciais, a caridade tornou-se o principal meio de inserção social do espiritismo e via para sua legitimação no Brasil. Explora a importância do uso da homeopatia na primeira metade do século XIX e como a homeopatia foi aproximada do espiritismo através das compreensões de perispírito e de energia vital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Teixeira Weber, UFSM
Doutorado em História Social da Cultural na UNICAMP, Pós-doutorado no Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, professora no Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, autorados livros As Artes de Curar (1999), Instituições de Saúde de Porto Alegre (2008). 
Como Citar
Weber, B. T. (1). Espiritismo e Saúde: concepções a partir das práticas numa sociedade kardecist. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(15), 19-46. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i15.30222