VALQUÍRIAS VERSUS GIGANTAS: MODELOS MARCIAIS FEMININOS NA MITOLOGIA ESCANDINAVA
Resumo
A pesquisa tem como objetivo comparar as representações entre as valquírias e as gigantas guerreiras nas fontes mitológicas da Escandinávia Medieval. Utilizando especialmente poemas éddicos (Hárbarðsljóð; Helgakviða I, II e III; Grotassöngr), poemas escáldicos (Hákonarmál), poemas éddico-escáldicos (Darraðarljóð) e sagas lendárias (Völsunga saga; Hjálmþés saga ok Ölvis), procuraremos através do referencial culturalista, perceber as diversas motivações sociais e históricas na formação destes modelos míticos marciais. Nosso referencial teórico é o da Nova História Cultural, inserido dentro dos estudos recentes de Escandinavística.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.