SABERES DE CURA: UM ESTUDO SOBRE PAJELANÇA CABOCLA E MULHERES PAJÉS DA AMAZÔNIA

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque UEPA
  • Mayra Cristina Silva Faro UEPA
Palavras-chave: Saberes, cura, mulher, pajelança, Amazônia

Resumo

Este artigo analisa os saberes que perpassam as práticas de cura presentes na
pajelança cabocla na Amazônia, em especial, as de mulheres pajés. Tem como objetivos descrever os saberes e as práticas de cura de três mulheres residentes na cidade de Soure, na ilha do Marajó, Pará, bem como refletir sobre o papel da mulher no contexto religioso e simbólico da pajelança. Metodologicamente, o artigo resulta de uma pesquisa de campo e bibliográfica, com abordagem qualitativa, constando da análise de entrevistas narrativas com três mulheres.
Teoricamente, o estudo se baseou em autores como Galvão (1955), Maués (1990; 1999), Cavalcante (2008), Montal (1986), entre outros. A pajelança ou xamanismo na Amazônia é uma prática, em geral, permitida somente aos indivíduos do sexo masculino. Entretanto, no município de Soure não há restrição da mulher no exercíco da pajelança, exercício esse que é perpassado por um arsenal de saberes que envolve o conhecimento das plantas curativas, do ritmo das águas, dos ciclos da lua e da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, UEPA
Doutora em Educação (PUC-SP), com Pós-Doutoramento pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA.
Mayra Cristina Silva Faro, UEPA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UEPA.

Como Citar
Albuquerque, M. B. B., & Faro, M. C. S. (1). SABERES DE CURA: UM ESTUDO SOBRE PAJELANÇA CABOCLA E MULHERES PAJÉS DA AMAZÔNIA. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(13). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i13.30252
Seção
ARTIGOS LIVRES