CAIA BABILÔNIA: ANÁLISE DE UMA CANÇÃO RELIGIOSA A PARTIR DO CONTEXTO, POÉTICA, MÚSICA, PERFORMANCE E SILÊNCIO

  • Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho Universidade de São Paulo
Palavras-chave: análise de canção religiosa, música gospel, marketing religioso, batalha espiritual, Bola de Neve Church

Resumo

Através de uma canção específica, Caia Babilônia, reggae de poética evangélica da Bola de Neve Church, proponho alguns parâmetros de análise de canção a partir de cinco aspectos: performance, silêncio, contexto, música e poética. Esta reflexão foi realizada através de observação participante, anotações de diário de campo, leitura bibliográfica e investigação audiovisual. Inicialmente, apresento algumas características da Bola de Neve Church, sinalizo a inconveniência do termo “música gospel” e faço um breve histórico da canção gospel contemporânea brasileira. Depois, proponho a análise de Caia Babilônia aplicando os cinco referenciais citados. Tal canção é exemplo de estratégia de marketing religioso que chamei marketing de guerrilha santa, e tem como referente discursivo principal a teologia da batalha espiritual. É também símbolo de uma agência religiosa marcada por expressões identitárias e discursos derretidos, inseridos num contexto de espetacularização e midiatização da fé.

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Biografia do Autor

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho, Universidade de São Paulo
Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialista em Marketing e Comunicação Social pela Cásper Líbero, graduado em História pela Universidade de São Paulo. 
Como Citar
Maranhão Filho, E. M. de A. (1). CAIA BABILÔNIA: ANÁLISE DE UMA CANÇÃO RELIGIOSA A PARTIR DO CONTEXTO, POÉTICA, MÚSICA, PERFORMANCE E SILÊNCIO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(13). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i13.30260
Seção
ARTIGOS LIVRES