CAIA BABILÔNIA: ANÁLISE DE UMA CANÇÃO RELIGIOSA A PARTIR DO CONTEXTO, POÉTICA, MÚSICA, PERFORMANCE E SILÊNCIO
Resumo
Através de uma canção específica, Caia Babilônia, reggae de poética evangélica da Bola de Neve Church, proponho alguns parâmetros de análise de canção a partir de cinco aspectos: performance, silêncio, contexto, música e poética. Esta reflexão foi realizada através de observação participante, anotações de diário de campo, leitura bibliográfica e investigação audiovisual. Inicialmente, apresento algumas características da Bola de Neve Church, sinalizo a inconveniência do termo “música gospel” e faço um breve histórico da canção gospel contemporânea brasileira. Depois, proponho a análise de Caia Babilônia aplicando os cinco referenciais citados. Tal canção é exemplo de estratégia de marketing religioso que chamei marketing de guerrilha santa, e tem como referente discursivo principal a teologia da batalha espiritual. É também símbolo de uma agência religiosa marcada por expressões identitárias e discursos derretidos, inseridos num contexto de espetacularização e midiatização da fé.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.