ESTRATÉGIAS DE JUSTIFICAÇÃO PARA A CONVERSÃO DO GENTIO NAS MISSÕES JESUÍTICAS
Resumo
Este artigo pretende mostrar como a Companhia de Jesus, Ordem religiosa criada em 1540, na Europa, se estabeleceu na América portuguesa, evangelizando e educando, criando estruturas possíveis para a conversão do gentio. A partir do conceito de estratégia de Certeau, e baseado na proposta de análise de José Eisenberg, que argumentou que os Jesuítas, em terras brasis, fizeram proliferar as missões através de “estratégias de justificação”, o artigo procura mostrar a mobilização de meios por parte dos Jesuítas para a conversão religiosa, e a integração das populações autóctones no projeto global dos Jesuítas de pax christiana, um projeto de universalização do Cristianismo. Mostra-se ainda como essas estratégias de justificação foram articuladas, discursivamente, através de uma correspondência epistolar constante, que davaconta dos sucessos e das dificuldades da Ordem, e na prática de conversão. Nessa correspondência, os missionários demonstravam sua capacidade de conjugar obediência e prudência. Pretende observar-se quais as justificações que os Jesuítas davam nas suas missivas e com que finalidades. Neste conjunto de estratégias inclui-se ainda o Quinto Império, um mito baseado na profecia divina de que Portugal seria um líder na expansão do Cristianismo, no qual
os Jesuítas se apoiaram para fundamentar as suas práticas de conversão
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.