EXPANSÃO, UNIVERSALIZAÇÃO E IDENTIDADES DAS FILHAS DE CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Resumo
Este trabalho pretende dialogar com a História das Filhas de Caridade de SãoVicente de Paulo no século XIX. Partindo do pressuposto que, neste período, por mediação do discurso romanizador da congregação vicentina, estas mulheres foram enviadas para os quatro cantos do mundo, onde propuseram a universalização das suas práticas, especialmente por meio da educação. O movimento, a adaptação e a expansão nos locais que ocuparam só foram possíveis pelas conexões estabelecidas entre a Casa Mãe de Paris e os locais nos quais se estabeleceram.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.