EVANGÉLICOS BRASILEIROS: QUEM SÃO, DE ONDE VIERAM E NO QUE ACREDITAM?
Resumo
Este trabalho visa entender qual a origem e o significado do termo “protestante” e obter um panorama geral acerca do surgimento e das práticas e/ou crenças eclesiásticas do protestantismo e de seus segmentos no Brasil. Foram utilizados o banco de teses da CAPES, artigos científicos da base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), além de artigos e anais de periódicos científicos, da área de Filosofia/Teologia, que possuíam avaliação do WebQualis da CAPES. O protestantismo é uma vertente cristã que teve suas origens na Reforma Protestante, com Martinho Lutero. As igrejas protestantes históricas possuíam cultos, doutrina e teologia orientados essencialmente para a ordem, formalidade e racionalidade e procuravam suprimir manifestações mais exóticas do sagrado. Com a chegada e implementação do pentecostalismo houve um abandono das práticas tradicionais no campo litúrgico destas igrejas. Esse ramo do protestantismo difere-se basicamente em ações sobrenaturais realizadas durante os cultos religiosos, as quais são atribuídas ao poder do Espírito Santo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.