OS CAPUCHINHOS E AS IRMÃS DO CORAÇÃO DE MARIA: NA ASSISTÊNCIA DE CRIANÇAS POBRES

  • João Valerio Scremin UNIMEP
Palavras-chave: Asilo de Nossa Mãe, Infância, Assistência a menores, Piracicaba

Resumo

Esta pesquisa analisou a proposta de assistência e educação da criança desvalida num asilo de recolhimento católico da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, em fins do século XIX e início do século XX. Existente até os dias atuais com o nome de Lar Escola do Coração de Maria, o Asilo de Nossa Mãe foi fundado em 1896 como uma instituição voltada para o recolhimento de meninas órfãs e desvalidas, tendo como objetivo assistir, educar, civilizar, moralizar e higienizar essas meninas, transformando-as, segundo seu regimento, em mães de famílias pobres. O trabalho procurou contribuir para a compreensão do processo de assistência à criança pobre, analisando, para tanto, as representações do lugar das crianças pobres na sociedade do período, as ações empreendidas, bem como o significado deste recolhimento em relação com as propostas de assistência presentes nos documentos do asilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Valerio Scremin, UNIMEP
Graduado em História, UNIMEP; Mestre em Educação, UNICAMP; Docente convidado pela Faculdade de Ciências da Religião, UNIMEP, curso de Teologia.
Como Citar
Scremin, J. V. (1). OS CAPUCHINHOS E AS IRMÃS DO CORAÇÃO DE MARIA: NA ASSISTÊNCIA DE CRIANÇAS POBRES. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(6). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i6.30315
Seção
ARTIGOS LIVRES