O DUALISMO DO SER ÓRFICO NA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS

  • Roger Ribeiro da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Orfismo, Cristianismo, Paulinismo, Cultos de Mistério

Resumo

Este trabalho consiste na comparação de fragmentos de textos encontrados na obra de Platão e na Epístola aos Romanos atribuída à Paulo. Retirados de inúmeros textos atribuídos a Platão, estes fragmentos tiveram confirmados indícios da teologia órfica pelo professor Alberto Bernabé Pajares. E ao aplicar a Metodologia de Analise do Discurso Teológico, desenvolvido especificamente para este trabalho, e comparado os resultados individuais, encontramos pontos de encontro entre as duas teologias, a Órfica e a Paulina, acentuando o que tange a crença no Dualismo do Ser. A problemática levantada neste trabalho se refere a como a representação da alma unida ao corpo, encontrada em escritos paulinistas, apresenta indícios de contatos com fundamentos órficos no berço do cristianismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta e Pós-graduando em História Antiga e Medieval pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, integrante do Grupo de Estudos da Antiguidade do Centro Universitário Augusto Motta (GEA-UNISUAM) e do Núcleo de Estudos da Antiguidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEA-UERJ). 

Como Citar
da Silva, R. R. (1). O DUALISMO DO SER ÓRFICO NA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(6). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i6.30318
Seção
ARTIGOS LIVRES