RELIGIÃO GUARANI NHANDEWA: UMA COMPLEXA ORGANIZAÇÃO E RECRIAÇÃO PARA A VIDA E A EDUCAÇÃO

  • Rosangela Célia Faustino Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Religião, Índios Guarani Nhandewa, Educação

Resumo

O presente texto apresenta um estudo sobre aspectos históricos, culturais e religiosos dos Guarani Nhandewa evidenciando como a religião, antiga e atual são complexas em detalhes sendo elemento importantíssimo na cosmovisão dos grupos pois permeia todos os domínios da vida, da luta pela sobrevivência e permanência enquanto grupo étnico diferenciado. Destaca-se o relevante caráter da educação entendida como um dom sagrado, recebido de Nhanderu, mas que deve ser exercitada e aprendida por toda a vida pela mediação daqueles que sabem mais, os adultos e os mais velhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Historia e mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações LAB-LAEE/CCH-UEM, coordenadora de Projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES/DEB-INEP (2009-2011).

Como Citar
Faustino, R. C. (1). RELIGIÃO GUARANI NHANDEWA: UMA COMPLEXA ORGANIZAÇÃO E RECRIAÇÃO PARA A VIDA E A EDUCAÇÃO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30328
Seção
ARTIGOS LIVRES