“OS AFRICANOS NO BRASIL”: O DISCURSO DE NINA RODRIGUES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRICANAS NA BAHIA DO SÉCULO XIX
Resumo
Nossa proposta consiste em expor aspectos da discussão desenvolvida em nossa dissertação “O discurso de Raimundo Nina Rodrigues acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX”, destacando principalmente à problemática levantada a partir da fonte “Os Africanos no Brasil”. Para isto apresentaremos a obra e em seqüência abordaremos a diversidade de olhares no discurso de Nina Rodrigues acerca das religiões africanas, atentando aos diferentes sujeitos presentes nesta obra: o pesquisador nacionalista, o social darwinista e o evolucionista social, o positivista, o historiador, o sociólogo, o filólogo, o lingüista, o antropólogo, o folclorista, o psicólogo, o ogã, o indivíduo e o católico. Analisaremos também, as categorias explicativas utilizadas por Nina Rodrigues para o estudo das religiões africanas: “sobrevivências”, “mestiçagem espiritual”, “negros maometanos” e “totemismo”.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.