“OS AFRICANOS NO BRASIL”: O DISCURSO DE NINA RODRIGUES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRICANAS NA BAHIA DO SÉCULO XIX

  • Vanda Fortuna Serafim Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Nina Rodrigues. “Os Africanos no Brasil”. Religiões africanas. Século XIX

Resumo

Nossa proposta consiste em expor aspectos da discussão desenvolvida em nossa dissertação “O discurso de Raimundo Nina Rodrigues acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX”, destacando principalmente à problemática levantada a partir da fonte “Os Africanos no Brasil”. Para isto apresentaremos a obra e em seqüência abordaremos a diversidade de olhares no discurso de Nina Rodrigues acerca das religiões africanas, atentando aos diferentes sujeitos  presentes nesta obra: o pesquisador nacionalista, o social darwinista e o evolucionista social, o positivista, o historiador, o sociólogo, o filólogo, o lingüista, o antropólogo, o folclorista, o psicólogo, o ogã, o indivíduo e o católico. Analisaremos também, as categorias explicativas utilizadas por Nina Rodrigues para o estudo das religiões africanas: “sobrevivências”, “mestiçagem espiritual”, “negros maometanos” e “totemismo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Fortuna Serafim, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes. Integrante do Grupo de Pesquisa em História Religiosa e das Religiões (CNPQ) e membro do GT História das Religiões e das Religiosidades (ANPUH). 
Como Citar
Serafim, V. F. (1). “OS AFRICANOS NO BRASIL”: O DISCURSO DE NINA RODRIGUES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRICANAS NA BAHIA DO SÉCULO XIX. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30329
Seção
ARTIGOS LIVRES