TASSAMUH. O ISLAMISMO EM SÃO PAULO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Resumo
Este artigo objetivou analisar o islamismo no Brasil, mais especificamente em São Paulo, na segunda metade do século XX. A partir de uma entrevista realizada com o imigrante libanês Samir El Hayek, que chegou à cidade em 1954. Foram analisadas algumas transformações pelas quais sua prática religiosa passou até se tornar distinta do islamismo praticado no Oriente Médio. Dessa forma, foi considerado como o contexto histórico e os costumes brasileiros influenciaram a tradição muçulmana até que se tornasse um islamismo peculiar ao Brasil. Devido à sua relevância histórica, um tópico foi dedicado aos malês, que introduziram o islamismo no Brasil no século XIX. E, a título de um melhor esclarecimento da religião, foi dedicado também um tópico aos seus principais fundamentos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.