IGREJA E POLÍTICA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA: O CASO DO CÔNEGO JOSÉ VALOIS DE CASTRO

  • Tiago Donizette da Cunha Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Igreja Católica, República, oligarquias, romanização, estadualização

Resumo

As primeiras décadas republicanas são identificadas pela produção historiográfica como o período de consolidação do regime político federalista e de reordenação institucional da Igreja Católica no Brasil com o fim do Padroado e com o fortalecimento do processo de romanização de suas unidades religiosas. O objetivo da pesquisa foi investigar as relações e tensões entre Igreja Católica e República por meio das ações do cônego José Valois de Castro, atuante como político nas Câmaras Legislativas de São Paulo e da União. Os dados foram analisados a partir das categorias de análise política, romanização e estadualização, temas de maior incidência encontrados nas fontes, compostas pelos anais da Câmara Federal dos Deputados, e de documentos eclesiásticos. Verificou-se que as intervenções de Valois de Castro resultaram na formação de alianças entre Igreja e Estado no conjunto da Federação para preservar minimamente as prerrogativas que a Igreja dispunha antes da supressão do regime de Padroado, no intuito de contribuir para a romanização da Igreja sem grandes perdas materiais e de influência ideológica. Concluiu-se que desta relação mediada pelo cônego, se desenvolveu uma complexa interdependência de compromissos entre a hierarquia católica e representantes do Estado para além das fronteiras propriamente partidárias, com o objetivo de sustentar o domínio oligárquico e de possibilitar à Igreja sua presença entre as classes dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Donizette da Cunha, Universidade de Taubaté
Graduado pelo curso de História da Universidade de Taubaté. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Regional: História e Políticas, vinculado ao Instituto de Humanidades da Universidade de Taubaté (IBH), e também do Núcleo de Pesquisa em História da Universidade de Taubaté (NPH-UNITAU). 

Como Citar
da Cunha, T. D. (1). IGREJA E POLÍTICA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA: O CASO DO CÔNEGO JOSÉ VALOIS DE CASTRO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30338
Seção
COMUNICAÇÕES (Inativo)