SANGUE E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: UM TABU AINDA EXISTENTE NO MUNDO CRISTÃO

  • Michelle Medeiros Universidade de Barcelona
Palavras-chave: sangue, Testemunhas de Jeová, tabu alimentar

Resumo

Dentro do mundo cristão um pequeno grupo chamado de Testemunhas de Jeová (TJ) apresenta uma postura particular diante do sangue. Encaram-no como o encaravam os cristãos anteriores à Época Carolíngia: um tabu. O objetivo desse trabalho é responder a duas perguntas: quem são as TJ? E como lidam com esse interdito alimentar? Para isso, material documental foi coletado no site oficial das TJ, criado e mantido pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a associação jurídica do grupo. Adicionalmente, foi realizada, ao longo de um ano, observação assistemática, composta de três horas semanais, numa das congregações no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Os dados obtidos mostram que as TJ, baseando-se em versículos do Velho e Novo Testamento, acreditam que Jeová proíbe terminantemente o consumo de sangue, seja por via oral ou venosa: transfundi-lo, seria uma consequência dessa proibição, ambos sendo compreendidos como internalizar matéria sacra. Cometer o pecado do sangue dentre eles constitui-se numa falta gravíssima passível de expulsão do membro impuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Medeiros, Universidade de Barcelona
Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No ano que passou organizou o livro: É de pequeno que se aprende? Promoção da alimentação saudável na Educação Infantil. Atualmente cursa o Master de História e Cultura da Alimentação na Universidade de Barcelona. Atualmente dedica-se ao estudo da relação literatura-alimentação e à transmissão transgeracional do conhecimento culinário entre mulheres. 
Como Citar
Medeiros, M. (1). SANGUE E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: UM TABU AINDA EXISTENTE NO MUNDO CRISTÃO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30339
Seção
COMUNICAÇÕES (Inativo)