SANGUE E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: UM TABU AINDA EXISTENTE NO MUNDO CRISTÃO
Resumo
Dentro do mundo cristão um pequeno grupo chamado de Testemunhas de Jeová (TJ) apresenta uma postura particular diante do sangue. Encaram-no como o encaravam os cristãos anteriores à Época Carolíngia: um tabu. O objetivo desse trabalho é responder a duas perguntas: quem são as TJ? E como lidam com esse interdito alimentar? Para isso, material documental foi coletado no site oficial das TJ, criado e mantido pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a associação jurídica do grupo. Adicionalmente, foi realizada, ao longo de um ano, observação assistemática, composta de três horas semanais, numa das congregações no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Os dados obtidos mostram que as TJ, baseando-se em versículos do Velho e Novo Testamento, acreditam que Jeová proíbe terminantemente o consumo de sangue, seja por via oral ou venosa: transfundi-lo, seria uma consequência dessa proibição, ambos sendo compreendidos como internalizar matéria sacra. Cometer o pecado do sangue dentre eles constitui-se numa falta gravíssima passível de expulsão do membro impuro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.