QUESTÃO SOCIAL É “PROBLEMA MORAL”: MILITÂNCIA MODERNOESPIRITUALISTA E TRABALHADORES NO CEARÁ DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Resumo
Este artigo aborda a atuação de intelectuais adeptos da corrente modernoespiritualista, composta de elementos pertencentes ao Espiritismo, à Teosofia e à Maçonaria, no contexto das lutas políticas e sociais dos trabalhadores cearenses nas primeiras décadas do século XX. Vislumbra-se a difusão de um ideário marcadamente espiritualista no movimento operário, contrário ao materialismo das correntes anarquista e comunista; bem como diferenciado do modelo católico circulista de organização operária. Destacam-se a perspectiva moralizante embasada nas idéias de evolução espiritual, leis divinas ou naturais, vidas sucessivas e reforma moral, levada a efeito por esses agentes na imprensa, na literatura, nas associações e em mobilizações dos trabalhadores.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.