PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES FEMININAS DO CATOLICISMO À CULTURA LETRADA: O MODELO CIVILIZATÓRIO EUROPEU SOBRE O BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XX

  • Patrícia Carla de Melo Martins UNESP/Franca-SP
Palavras-chave: Elite, Intelectuais, Mulheres, Educação, Catolicismo

Resumo

O presente artigo traz uma discussão sobre o comportamento feminino difundido no Brasil por intermédio da educação católica. Comportamento esse que atendia aos interesses da elite intelectual que se aproximava do paradigma „civilizatório‟ europeu. O catolicismo, o positivismo, o romantismo e o determinismo biológico atrelado à medicina apresentavam uma visão concordante quanto à posição da mulher na sociedade. Esses intelectuais atribuíam a moral e os bons costumes de uma sociedade ao modelo familiar em que as mulheres se posicionavam exclusivamente como esposa, donas-de-casa e mãe de família. O catolicismo teve papel elementar na propagação desse modelo, sendo a instituição responsável pela difusão da educação feminina. Contudo, trata-se de uma educação teológica que colaborou com a difusão de antagonismos sócio-culturais frente à secularização da sociedade, promovida por outros segmentos educacionais.

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Biografia do Autor

Patrícia Carla de Melo Martins, UNESP/Franca-SP

Graduação e Mestrado em História pela UNESP/Franca-SP, doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP. Doutorando em História pela UNESP/Franca-SP, sob a orientação do prof. Dr. Ivan Manoel. Professora substituta vinculada ao departamento de História da UNESP/Franca-SP e professora da Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível – FAECA. O presente artigo é parte das pesquisas realizadas no mestrado.
Como Citar
Martins, P. C. de M. (1). PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES FEMININAS DO CATOLICISMO À CULTURA LETRADA: O MODELO CIVILIZATÓRIO EUROPEU SOBRE O BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(8). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i8.30354
Seção
ARTIGOS LIVRES