ORALIDADE E RELIGIÃO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A RELIGIÃO DA GRÉCIA ANTIGA E O CRISTIANISMO
Resumo
Este artigo tem como intenção levantar questões acerca de duas religiões: a religião grega antiga e o Cristianismo. Realizar um estudo comparativo entre duas religiões tão diferentes e distantes no tempo pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, estas duas religiões possuem pontos convergentes, trajetórias e diferenças que auxiliam na reflexão sobre suas formas de divulgação e preservação. O ponto central desta reflexão se baseará na questão da oralidade e da existência – ou não - do livro sagrado nestas religiões. As formas de divulgação e de preservação dos preceitos religiosos são importantes para entendermos sua difusão, interpretações e manutenção ao longo do tempo. Para isso, será necessário analisarmos os contextos históricos nos quais estavam inseridas, o que significavam para seus seguidores e os fatores que auxiliaram uma delas a se tornar uma das maiores religiões do planeta e a outra a desaparecer como crença fundadora de valores e identidades.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.