AUTOBIOGRAFIAS ECLESIÁSTICAS: PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO DE SI
Resumo
O objetivo deste artigo é o de reconstituir as especificidades históricas e textuais da autobiografia eclesiástica católica, mediante sua contraposição a gêneros afins, como a hagiografia e a autobiografia laica. Como hipótese, postula-se que a autobiografia eclesiástica católica configura-se como um relato de conversão, pautado em duas emblemáticas modalidades discursivas: a Confissão, diretamente associada à obra de Santo Agostinho, e a Apologia, conforme seu emprego pelo cardeal John Newman.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.