MISSIONÁRIAS PROTESTANTES AMERICANAS (1870 – 1920): GÊNERO, CULTURA, HISTÓRIA
Resumo
Esse artigo trata as relações entre religião, cultura e papéis de gênero entre 1870 e 1920 tendo como objeto de estudo as missionárias protestantes americanas durante colonialismo e imperialismo. Trabalhando com a perspectiva das relações entre gênero, cultura e religião têm como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre a história cultural das religiões e de gênero. Parte-se do pressuposto analítico de que as missões cristãs em geral, e as protestantes em particular, foram mais do que colonizações culturais: a mesma missão que converteu o Outro trouxe o Outro para dentro de si e construíram novas culturas e fronteiras e relações entre gênero e religião.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.