MISSIONÁRIAS PROTESTANTES AMERICANAS (1870 – 1920): GÊNERO, CULTURA, HISTÓRIA

  • Eliane Moura da Silva Unicamp
Palavras-chave: História Cultural – Missionarismo protestante – Gênero

Resumo

Esse artigo trata as relações entre religião, cultura e papéis de gênero entre 1870 e 1920 tendo como objeto de estudo as missionárias protestantes americanas durante colonialismo e imperialismo. Trabalhando com a perspectiva das relações entre gênero, cultura e religião têm como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre a história cultural das religiões e de gênero. Parte-se do pressuposto analítico de que as missões cristãs em geral, e as protestantes em particular, foram mais do que colonizações culturais: a mesma missão que converteu o Outro trouxe o Outro para dentro de si e construíram novas culturas e fronteiras e relações entre gênero e religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Moura da Silva, Unicamp
Livre Docente e professora do Departamento de História da Unicamp. Pesquisa história cultural das religiões e as relações entre gênero e religião nos séculos XIX e XX. O artigo tem como base algumas das questões do capitulo I do texto Missionárias e Viajantes: as americanas protestantes no Brasil numa perspectiva das relações históricas entre gênero e religião (1870-1920) que foi apresentado para a Livre Docência em agosto de 2010. 
Como Citar
da Silva, E. M. (1). MISSIONÁRIAS PROTESTANTES AMERICANAS (1870 – 1920): GÊNERO, CULTURA, HISTÓRIA. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30365