PADROADO RÉGIO NO AUGE DO IMPÉRIO BRASILEIRO

  • Patricia Carla de Melo Martins UNESP-Franca
Palavras-chave: Educação, História do Brasil, Padroado Régio, Faculdade de Direito, Neotomismo

Resumo

O propósito deste artigo é demonstrar a importância do ensino jurídico para a legitimação do Padroado Régio brasileiro, entre as décadas de 1850 e 1870. A utilização da Filosofia Neotomista nas concepções de Direito Natural Positivo, nas Faculdades de Ciências Jurídicas, apresenta-se como hipótese. O referencial teórico-metodológico utilizado na análise, visa à identificação de uma cultura política luso-brasileira apoiada nos pressupostos do catolicismo.

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Biografia do Autor

Patricia Carla de Melo Martins, UNESP-Franca
Graduação e Mestrado em História, pela UNESP-Franca/SP e Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP. Profa. na FAECA (Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível). A presente comunicação faz parte das pesquisas de doutoramento em curso junto ao departamento de História da UNESP-Franca.
Como Citar
Martins, P. C. de M. (1). PADROADO RÉGIO NO AUGE DO IMPÉRIO BRASILEIRO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30367