HISTÓRIA OU SOCIOLOGIA? A ÉTICA PROTESTANTE E O ‘ESPÍRITO’ DO CAPITALISMO EM DEBATE
Resumo
O mais conhecido texto de Max Weber – A ética protestante e o ‘espírito’ do capitalismo – é um livro que, ainda hoje, provoca inúmeras controvérsias. De fato, a vinculação estabelecida por Weber entre determinadas formas de conduta religiosa e seus reflexos na esfera econômica já engendrava polêmicas logo após a publicação do livro deste pensador. O objetivo deste artigo será retomar estas polêmicas, contextualizando o debate. Na primeira parte situam-se as obras antecedentes com as quais Weber estava em diálogo e, na parte seguinte, contemplam-se os esclarecimentos do autor a seus críticos diretos. Através da revisão da história da obra pretende-se contribuir para o esclarecimento da natureza epistemológica, bem como levantar subsídios para a determinação específica do conteúdo deste importante escrito weberiano.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.