HISTÓRIA OU SOCIOLOGIA? A ÉTICA PROTESTANTE E O ‘ESPÍRITO’ DO CAPITALISMO EM DEBATE

  • Carlos Eduardo Sell UFSC
Palavras-chave: Weber, religião, capitalismo, protestantismo, Ética Protestante

Resumo

O mais conhecido texto de Max Weber – A ética protestante e o ‘espírito’ do capitalismo – é um livro que, ainda hoje, provoca inúmeras controvérsias. De fato, a vinculação estabelecida por Weber entre determinadas formas de conduta religiosa e seus reflexos na esfera econômica já engendrava polêmicas logo após a publicação do livro deste pensador. O objetivo deste artigo será retomar estas polêmicas, contextualizando o debate. Na primeira parte situam-se as obras antecedentes com as quais Weber estava em diálogo e, na parte seguinte, contemplam-se os esclarecimentos do autor a seus críticos diretos. Através da revisão da história da obra pretende-se contribuir para o esclarecimento da natureza epistemológica, bem como levantar subsídios para a determinação específica do conteúdo deste importante escrito weberiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sell, UFSC

Carlos Eduardo Sell é Doutor em Sociologia Política (UFSC) e Pesquisador do CNPQ (Produtividade em Pesquisa). Publicou, pela Editora Vozes, os livros “Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber” (2010) e “Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia” (2006). Junto com Franz Josef Brüseke, também é autor do livro “Mística e Sociedade” (2006), publicado pela Editora Paulus. Seu tema de pesquisa é a questão da racionalidade e da racionalização no pensamento de Max Weber.
Como Citar
Sell, C. E. (1). HISTÓRIA OU SOCIOLOGIA? A ÉTICA PROTESTANTE E O ‘ESPÍRITO’ DO CAPITALISMO EM DEBATE. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30371