A MISSÃO ABREVIADA: PRÁTICAS E LUGARES DO BEM-MORRER NA LITERATURA ESPIRITUAL PORTUGUESA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Resumo
Neste trabalho analisamos algumas das proposições relacionadas à morte no livro Missão Abreviada: para despertar os descuidados, converter os pecadores e sustentar os frutos das Missões (Portugal, 1859) de autoria do padre Manuel José Gonçalves do Couto (1819-1897). Tentamos compreender como os ritos relacionados à morte e os espaços do além são representados nesta obra, uma vez que ela teve forte popularidade no Brasil oitocentista, pois chamava a atenção do fiel para a necessidade da penitência e arrependimento dos pecados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.