OS ARAUTOS DO EVANGELHO NO ESPECTRO CATÓLICO CONTEMPORÂNEO

  • Gizele Zanotto UPF
Palavras-chave: Arautos do Evangelho, campo católico, conservadorismo

Resumo

Este trabalho analisará a criação e inserção da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho no campo católico brasileiro. Os Arautos do Evangelho foram criados inicialmente como Associação Privada de Fiéis na Diocese de Campo Limpo/SP em 1999. A partir daí, a Associação se internacionalizou, se consolidou, foi legitimada pelo Vaticano, fundou institutos teológicos, colégios, sociedades de vida apostólica, evidenciando um forte apego à autocompreensão conservadora do catolicismo, marcante nos pontificados de João Paulo II e de Bento XVI. Partindo da constatação da variedade de novas formas de manifestações do catolicismo no mundo contemporâneo, pretendemos avaliar a importância deste grupo na contemporaneidade eclesial, bem como ponderar sobre as estratégias de saber/poder que mobilizaram visando sua legitimação no espectro católico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizele Zanotto, UPF

Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (UPF). 
Como Citar
Zanotto, G. (1). OS ARAUTOS DO EVANGELHO NO ESPECTRO CATÓLICO CONTEMPORÂNEO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(10). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i10.30392
Seção
ARTIGOS LIVRES