OS ARAUTOS DO EVANGELHO NO ESPECTRO CATÓLICO CONTEMPORÂNEO
Resumo
Este trabalho analisará a criação e inserção da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho no campo católico brasileiro. Os Arautos do Evangelho foram criados inicialmente como Associação Privada de Fiéis na Diocese de Campo Limpo/SP em 1999. A partir daí, a Associação se internacionalizou, se consolidou, foi legitimada pelo Vaticano, fundou institutos teológicos, colégios, sociedades de vida apostólica, evidenciando um forte apego à autocompreensão conservadora do catolicismo, marcante nos pontificados de João Paulo II e de Bento XVI. Partindo da constatação da variedade de novas formas de manifestações do catolicismo no mundo contemporâneo, pretendemos avaliar a importância deste grupo na contemporaneidade eclesial, bem como ponderar sobre as estratégias de saber/poder que mobilizaram visando sua legitimação no espectro católico.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.