MAGIA NATURAL E MAGIA DEMONÍACA: O ENTRECRUZAMENTO DE RELIGIÃO E MAGIA NO PENSAMENTO RENASCENTISTA
Resumo
O presente artigo busca fazer uma reflexão sobre as principais personagens e vertentes da magia renascentista, além de tentar compreender de que maneira o complexo mágico hermético-cabalista foi apropriado pelo chamado “mago cristão” como ferramenta para se obter a renovatio espiritual, tendo como exemplos Pico della Mirandola, Johannes Trithemius e Cornelius Agrippa. Ideia importante nesse contexto é a de que o Criador teria deixado sinais ocultos de sua presença na Natureza, e que uma vez desvendados ofertariam uma comunhão direta entre o homem e Deus. A magia seria a ferramenta perfeita para descobrir essa gramática oculta no Livro da Natureza, de acordo com o magus christianus.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.