SEXUALIDADE MÍTICA: AS MÚLTIPLAS FACES DA FEMINILIDADE EM VÊNUS E MARIA
Resumo
Este trabalho busca inventariar algumas considerações acerca dos ideais de feminilidade difundidos em dois momentos históricos distintos, a Antiguidade clássica e a Contemporaneidade. Ao optarmos por um estudo comparativo de épocas diversas, não buscamos estabelecer uma linearidade, e sim conhecer múltiplas experiências históricas ao longo do tempo, atravessadas pelas relações que cada sociedade estabelece consigo mesma e com o seu passado. Através da análise das representações de Vênus e Maria, figuras de destaque no panteão religioso romano e judaico-cristão, buscaremos perceber como duas divindades, em essência, ligadas à fertilidade, beleza e prosperidade, foram apropriadas de maneiras distintas, legitimando padrões de comportamento para condutas tidas como essencialmente femininas. Partindo deste diálogo, propomos discutir questões de nosso próprio presente, fundamentados na concepção de que a modernidade produziu modelos normativos de sexualidade masculina e feminina que condicionaram ideias, valores e comportamentos em conformidade com os princípios impostos por uma moral dominante, que tende a extinguir o contraditório e aniquilar as diferenças, em favor de uma sexualidade legítima e ao mesmo tempo legitimadora.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.