DANÇAS LICENCIOSAS,VOLUPTOSAS, SENSUAIS....MAS ATRAENTES!: REPRESENTAÇÕES DO BATUQUE EM RELATOS DE VIAJANTES (BRASIL - SÉCULO XIX)
Resumo
Estudos com relatos de viajantes já vêm sendo desenvolvidos por historiadores brasileiros há pelo menos duas décadas e eles têm desvelado aspectos importantes das relações entre história, cotidiano, política e sociedade. Este artigo desenvolve uma investigação neste campo a partir da análise de alguns relatos de viajantes que visitaram o Rio de Janeiro no século XIX. O objetivo de identificar semelhanças e diferenças nas representações neles construídas sobre uma prática cultural que seus autores associaram à escravidão e aos africanos: o batuque.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.