CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA DOMINAÇÃO CARISMÁTICA DE MARIA BACELAR

  • Jucélia Bispo dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: tradição, religiosidade, política, dominação, carisma

Resumo

Essa produção tem como objetivo expor uma descrição etnográfica, a qual está vinculada a minha experiência de estudante na escola Estadual de Primeiro Grau Maria Bacelar da Silva. Essa escola está localizada no município de Irará, Bahia. Maria Bacelar da Silva é uma religiosa que reside na Fazenda Trindade em Irará, cidade baiana que possui extensão territorial de 279Km², 25.000 habitantes, afastada a 128 km de Salvador. O município de Irará situa-se no interior da Bahia, na região de Feira de Santana. Essa região é conhecida como a “porta do Sertão da Bahia”. Assim, pretende-se expor análises do cotidiano religioso e das relações de poder que estão imbricadas na vida de Maria Bacelar da Silva, uma religiosa da tradição afrobrasileira que reside em Irará (Bahia). A partir da trajetória biografia dessa senhora pode-se analisar as variações do poder carismático na formação de relações sociais que se estabelecem entre a tradição da religião a o poder político administrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucélia Bispo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe.
Como Citar
dos Santos, J. B. (1). CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA DOMINAÇÃO CARISMÁTICA DE MARIA BACELAR. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(11). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i11.30403
Seção
ARTIGOS LIVRES