CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA DOMINAÇÃO CARISMÁTICA DE MARIA BACELAR
Resumo
Essa produção tem como objetivo expor uma descrição etnográfica, a qual está vinculada a minha experiência de estudante na escola Estadual de Primeiro Grau Maria Bacelar da Silva. Essa escola está localizada no município de Irará, Bahia. Maria Bacelar da Silva é uma religiosa que reside na Fazenda Trindade em Irará, cidade baiana que possui extensão territorial de 279Km², 25.000 habitantes, afastada a 128 km de Salvador. O município de Irará situa-se no interior da Bahia, na região de Feira de Santana. Essa região é conhecida como a “porta do Sertão da Bahia”. Assim, pretende-se expor análises do cotidiano religioso e das relações de poder que estão imbricadas na vida de Maria Bacelar da Silva, uma religiosa da tradição afrobrasileira que reside em Irará (Bahia). A partir da trajetória biografia dessa senhora pode-se analisar as variações do poder carismático na formação de relações sociais que se estabelecem entre a tradição da religião a o poder político administrativo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.