O RELIGIOSO EM CONTEXTO POLÍTICO-ELEITORAL: ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE CAMPO MOURÃO/PR
Resumo
Este artigo resulta de pesquisa que buscou analisar o desempenho e as estratégias de campanha utilizadas por atores religiosos na eleição proporcional do município de Campo Mourão/PR, em 2008. Ao que parece, tanto no cenário regional como no nacional, contrariando aqueles que vaticinaram o fim ou a privatização da religião, é possível afirmar que o campo religioso passou por ressignificações e deslocamentos, de modo a ser perceptível a confluência e a participação no campo político brasileiro. De tal modo, a despeito da perspectiva secularizante, os campos religioso e político mantêm-se em constante analogia, ativando sistemas de crenças e de valores políticos. No que se refere ao recorte temporal e espacial, o estudo buscou, empiricamente, coletar, selecionar, produzir e interpretar criteriosamente fontes como entrevistas, gravações de programas eleitorais, jingles e demais materiais de campanha, a fim de compreender a participação das religiões no cenário político mourãoense.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.