A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E A REDEFINIÇÃO DO PROTESTANTISMO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO

  • Bertone de Oliveira Sousa Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Teologia da Prosperidade, Confissão Positiva, Neopentecostalismo

Resumo

Este artigo analisa a Teologia da Prosperidade, sua origem, difusão no Brasil e suas características, assim como o papel que tem exercido na redefinição do campo religioso protestante, sua relação com a lógica do mercado neoliberal e aspiração de ascensão social de muitas pessoas, mostrando seu diferencial com relação à ética protestante da modernidade analisada por Weber. A abordagem é feita a partir da Análise do Discurso, dos elementos que constituem a retórica dos pregadores da prosperidade e da historicidade que subjaz em seus discursos, como forma de compreender sua articulação com o mundo social, político e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertone de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins
Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás. Professor Assistente do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Bolsista pela CAPES. 
Como Citar
Sousa, B. de O. (1). A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E A REDEFINIÇÃO DO PROTESTANTISMO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(11). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i11.30407
Seção
ARTIGOS LIVRES