MERCADO CATÓLICO DE BENS FÚNEBRES: NOTAS SOBRE OS ÓBITOS DE SÃO LUÍS NO SÉCULO XVIII (1739 - 1749)
Resumo
Este trabalho objetiva discutir os ritos fúnebres em São Luís do Maranhão como um dos principais pontos de legitimidade para o discurso cristão católico. A criação de artigos ou objetos e serviços de consumo para o momento do óbito tornaram-se vitais para a validade e institucionalização da religião católica na colônia, transformando o medo proporcionado pela morte em crença de passagem pela qual todo e qualquer esforço de salvação da alma torna-se valido. Mortalhas, sepulturas na Igreja, missas e capelas de missas carregados de símbolos vitais para o cristão católico tornam-se objetos por um lado comercializáveis, por outro, necessários para a crença na segurança da passagem pós-morte. Esse rito carregado de artigos fúnebres legitima e financia a expansão cristã em São Luís do Maranhão na primeira metade do século XVIII.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.