O patrimônio cultural e religioso africano presente na festa de Santa Bárbara

  • Ileana Hodge Limonta Departamento de Estudios Socio Religiosos (DESR) e no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS) de Cuba
Palavras-chave: Patrimônio cultural, patrimônio religioso, festividade de Santa Barbara

Resumo

Este artigo tem como objetivos estabelecer vínculos entre os conceitos identidade, religião e patrimônio e analisar como se materializam na festividade de Santa Barbara. A reconstrução da memória coletiva dos africanos escravizados, tanto em Cuba quanto no Brasil, gerou estruturas de identificação a partir das uniões consensuais, como formas de reagrupamentos comunitários e religiosos nas novas estruturas das sociedades escravocratas americanas. Todas essas formas de organizações coletivas que responderam a processos de empréstimos, fusões e inter-relações entre as culturas que os representaram nessas condições de vida e convivência. Espera-se, assim, podemos entender esse processo cambial e de adaptação que aconteceu com o multiculturalismo negro produzido neste lado do Atlântico.

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Biografia do Autor

Ileana Hodge Limonta, Departamento de Estudios Socio Religiosos (DESR) e no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS) de Cuba
Doutora em História pela Universidade Federal da Bahia. Atua no Departamento de Estudios Socio Religiosos (DESR) e no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS) de Cuba. 

Como Citar
Limonta, I. H. (1). O patrimônio cultural e religioso africano presente na festa de Santa Bárbara. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(24), 09-20. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i24.30702