A Revista Catolicismo e o dispositivo anticomunista na década de 1960
Resumo
O artigo analisa as principais divergências e conflitos presentes na Revista Catolicismo ao longo da década de 1960, com o objetivo de compreender a forma através da qual o dispositivo anticomunista passou a ser inserido no bojo dos embates. Serão analisados os confrontos empreendidos por Catolicismo contra a Juventude Universitária Católica – JUC e contra o Deputado Democrata Cristão André Montoro; contra o diretor da Revista católica polonesa Kierunky; contra o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre D. Vicente Scherer e o confronto contra a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Para dar conta desse empreendimento pretende-se identificar os principais motivos/posturas que implicaram na deflagração das querelas político-doutrinárias e analisar como a prática discursiva anticomunista, através de diversos dispositivos inerentes, foi consubstanciada nesses processos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.