O lado obscuro. A polaridade "sagrado / profano" e suas manifestações

  • Manuela Lowenthal Ferreira UNESP
Palavras-chave: Sagrado, profano, religião

Resumo

Neste livro, o autor Fernando Giobellina Brumana busca explorar e compreender o desenrolar do debate acerca do sagrado, assim como desconstruí-lo, explorando o percurso e as divergências sucessivas das gerações do pensamento social francês das quatro primeiras décadas do século XX. São expostas no livro as linhas que relacionam etnologia com psicanálise, filosofia, literatura, surrealismo e política, em suas manifestações como o socialismo, o fascismo, o capitalismo e a democracia burguesa, sempre com o olhar central na relação que essas esferas mantêm com o sagrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Lowenthal Ferreira, UNESP
Mestre em Ciências Sociais, estuda a nova formação de mercados, no que envolve o mercado religioso, a nova configuração do trabalho, trabalho imaterial, Religião como serviço, as concepções de sagrado e profano na sociedade contemporânea e a sua relação com a Economia. É integrante do grupo de estudos NEREP- Núcleo de Estudos sobre religião, economia e política. Tem participação na Associação Brasileira de Historia da Religião como sócia e atua na secretaria de divulgação de Simpósios desta associação. 
Publicado
2016-05-09
Como Citar
Ferreira, M. L. (2016). O lado obscuro. A polaridade "sagrado / profano" e suas manifestações. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(25), 349-352. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i25.31093