A pastoral de Dom Sebastião Leme em 1916 e o projeto de politização do Clero
Resumo
Com o discurso de reafirmação política da Igreja romana no início do século XX, as cartas pastorais publicadas nas diversas arquidioceses do Brasil se posicionaram a favor de um movimento intelectual para a reestruturação do catolicismo. O artigo tem o objetivo de analisar o projeto de politização do clero, estruturado com a publicação da pastoral de Dom Sebastião Leme em 1916, quando assumiu a circunscrição de Olinda. A partir de uma investigação que tem como base a História Cultural das Religiões, apresentamos a formação intelectual do bispo, os seus projetos organizados junto à diocese e as principais temáticas elencadas no documento, importante para os debates entre os poderes político e religioso na primeira metade do século XX. Com o texto, foi possível visualizar como as atividades recristianizadoras foram pensadas em um cenário transnacional de atuação do clero.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.