O desvelar do candomblé: a trajetória de Joãozinho da Gomeia como meio de afirmação dos cultos afro-brasileiros no Rio de Janeiro

  • André Leonardo Chevitarese Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Programa de Pós-graduação em História Comparada (UFRJ) Coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER)
  • Rodrigo Pereira Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Programa de Pós-graduação em Arqueologia (Museu Nacional da Quinta da Boa Vista)
Palavras-chave: Joãozinho da Gomeia, Candomblé, Legitimação Religiosa, Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo visa analisar a trajetória de vida de Joãozinho da Gomeia – um dirigente de uma grande casa de candomblé fluminense de origem interétnica Angola que funcionou entre a década de 1940 até 1971, quando ele falece repentinamente. Tal trajetória é tida como não linear assim como postula Pierre Bourdieu. Defendemos que sua visibilidade nas mídias, entre os artistas e mesmo como referência religiosa para os cultos afro-brasileiros no Rio de Janeiro e Brasil foi fator importante para a legitimação do candomblé dentro de um movimento mais amplo que se remete ao fim das perseguições a estes cultos com Decreto-Lei nº 1.202 de 8 de abril de 1939 promulgada por Getúlio Vargas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Leonardo Chevitarese, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Programa de Pós-graduação em História Comparada (UFRJ) Coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER)

É graduado em História pela UFRJ. O seu Mestrado (em História Social) também se deu na mesma universidade, enquanto que o seu Doutorado (em Antropologia Social) foi feito na USP. É Professor Associado do Instituto de História da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada. Tem se voltado para o estudo das experiências religiosas, em particular, na área de Cristianismo.

Rodrigo Pereira, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Programa de Pós-graduação em Arqueologia (Museu Nacional da Quinta da Boa Vista)

Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Doutorando em Arqueologia (UFRJ).

Professor Colaborador na UFRJ (Departamento de História/IFCS) e membro do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER/IH/UFRJ). 

Publicado
2016-10-12
Como Citar
Chevitarese, A. L., & Pereira, R. (2016). O desvelar do candomblé: a trajetória de Joãozinho da Gomeia como meio de afirmação dos cultos afro-brasileiros no Rio de Janeiro. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(26), 43-65. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.31359