Modelos para leigas e religiosas: os livros do pe. Júlio Maria De Lombaerde (1878-1944)
Resumo
O artigo analisa alguns livros do pe. Júlio Maria De Lombaerde, missionário belga que veio ao Brasil em 1902 e, desenvolveu parte dos seus trabalhos na cidade de Manhumirim (MG) até a sua morte em 1944. O padre Júlio Maria escreveu mais de 80 livros, entre estes livros optou-se em investigar os que tratam do marianismo, da Sagrada Família e da vida de religiosas. A finalidade é refletir sobre os papéis femininos nos quadros da Igreja Católica nas primeiras décadas do século XX, tanto das leigas quanto das religiosas. Para tanto, entende-se que as representações sobre o feminino estavam ancoradas na divisão binária dos gêneros, reforçando hierarquias entre homens e mulheres, bem como na concepção de superioridade do sagrado em relação ao profano, estabelecendo assim, hierarquias, também, entre religiosas e leigas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.